terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cobertura da Pele: base, corretivo e pó

I

Oi, meus Amores! Tudo certinho com vocês?
Bom, já fazia um tempão que eu estava em divida com vocês. Depois de fazer o vídeo e o post sobre a preparação da pele, prometi dar continuidade e ensinar a cobertura...mas, as tarefas do dia-a-dia às vezes atrapalham e só agora consegui realmente me dedicar a escrever sobre isso.
O vídeo já está no ar, pelo youtube e lá vocês acompanham o tutorial bem explicadinho, certo?!
Aqui no blog ficaremos com a parte teórica da coisa, principalmente com os tipos de material ... Então vamos lá?! Simboraaaaa

COBERTURA DA PELE
Antes de mais nada preciso dizer que os maquiadores trabalham de formas diferentes. Alguns usam primeiro o corretivo, outros usam a base ... Mas fique tranqüila, a ordem dos fatores não vai alterar o resultado final...desde que você use um produto de boa qualidade, na dose certa para a ocasião certa, observando seu tipo de pele e na cor mais próxima de sua tonalidade natural.
De nada adianta estar com um delineador bem riscado, uma máscara para cílios colorida de arrasar e um blush bem acabado se a cobertura da pele deixa a desejar. É importante ter em mente que o rosto é como um quadro: para pintá-lo, você precisa de uma tela perfeita.
Aqui, iremos começar pela base e então vamos apresentar os tipos existentes.

BASE

A maquiagem já se tornou item comum no dia-a-dia de muitas mulheres, hoje em dia o visual “cara-lavada” já foi deixado de lado e cresce cada vez mais o interesse por diversos tipos de maquiagens e marcas.

Cada pele tem um jeito particular, umas são oleosas, outras secas e há as mistas, cada uma reage de uma forma à maquiagem, essa é a razão de existirem tantas opções de cores, texturas, cheiros e composições. Hoje o mercado propõe a maquiagem ideal para a pele ideal.

Um dos itens principais da maquiagem é a base, ela é responsável por começar a maquiagem, preparar a pele disfarçando manchas, pequenas linhas e imperfeições, por isso a escolha da base é muito importante. Começar a maquiagem com a base errada pode comprometer a duração dos outros produtos.

DICA: Cuide bem da sua base! Como é usada em pequenas quantidades por vez, o produto costuma durar bastante. Evite deixar sua base exposta ao sol para não amolecer, perder a textura e estragar mais rápido. Por falar nisso, não se esqueça do prazo de validade. Depois de um ano, geralmente já é hora de jogar no lixo e comprar uma nova.

Dica2: Por mais estranho que pareça a base e o pó são usados sim nas pálpebras e nos lábios, assim tanto a sombra quanto o batom fixam melhor e também mostra melhor a cor de ambos.


Base Líquida

A base líquida possui efeito leve e leve cobertura, o que garante um acabamento mais natural à pele. É ideal para ser usada durante o dia e em dias com altas temperaturas. A sua absorção é mais rápida e, por isso, evita que fique escorrendo. Geralmente não possuem óleo, por isso podem ser usadas tanto por quem tem pele oleosa, quanto por quem tem pele seca e mista.

**Como Aplicar: Colocar uma boa quantidade na ponta dos dedos e aplicar em gotas, sobre as bochechas, queixo, nariz e testa. Espalhar suavemente com os próprios dedos, com suaves batidinhas...não esfregue! deixe o mais uniforme possível. Caso prefira, faça o processo com uma esponja ou um pincel por todo o rosto e pelo pescoço.

Base em pó

A base em pó é ideal para quem possui a pele oleosa, a ação do pó absorve a oleosidade e deixa a pele com aspecto “mate”, sem brilho e sequinha. O problema é que se você carregar demais, poderá entupir os poros causando o aparecimento de acnes indesejáveis, como cravos e espinhas. O ideal é usar uma quantidade dosada e removê-la totalmente com demaquilante antes de dormir.

**Como Aplicar: Após remover o excesso do pincel, espalhe o pó pelas cerdas pressionando-o levemente sobre o lado interno da tampa com movimentos circulares. Aplique no rosto começando no centro da face e espalhando de dentro para fora em direção a linha do cabelo. Para obter uma cobertura leve e natural, basta aplicar uma fina camada sobre a pele.


Base em Stick/Bastão

Essa apresentação possui uma das fórmulas mais pesadas de base, geralmente ela pode ser utilizada como base e/ou corretivo e possui uma textura mais oleosa que deve ser usada com cautela até mesmo em peles secas. É ideal para peles extremamente secas.

**Como Aplicar: Com o próprio bastão fazer traços curtos pela face. Espalhar suavemente com um pincel ou esponja.

Base Cremosa
A base cremosa é ideal para a cobertura de manchas e pequenas imperfeições, sua cobertura é mais densa, pois sua textura é mais oleosa. Ela é ideal para ser usada durante a noite ou durante dias frios e temperaturas mais baixas.

**Como Aplicar: Aplicar pequena quantidade sobre as maçãs do rosto, queixo, nariz e testa. E com as pontas dos dedos espalhar suavemente. Também espalhe com os dedos, com suaves batidinhas, mas na base cremosa há uma necessidade de se trabalhar mais depressa que com a base liquida, pois ela seca mais rapido e pode deixar manchas. Se preferir use uma esponja ou um pincel espalhar para uniformizar o tom.

Base Compacta

A base compacta pode ser usada por todos os tipos de pele, desde que a sua aplicação seja dosada em peles oleosas e mistas. Sua textura é cremosa, mas garante efeito opaco e com boa cobertura.

**Como Aplicar: Umedecer uma esponja com um pouco de água. Passar no produto e aplicar uniformemente sobre o rosto e pescoço.

Pancake
A maquiagem Pancake é uma base grossa, com cobertura total, utilizada principalmente para cobrir a descoloração da pele, cicatrizes, tatuagens ou pelos faciais. Ela também é usada para dar a pele um acabamento impecável em gravações de filme, televisão, cinema ou fotografia. A maquiagem de Pancake foi inventada por Max Factor em 1930 para substituir a maquiagem usada em produções de cinema e teatro e era até mesmo usada para escurecer os rostos de policiais em operações noturnas. A Max Factor ainda produz a maquiagem Pancake em tons de pele tradicional, principalmente para uso em pessoas com pele muito irregular. Ela é destinada especificamente para fotografia, teatro e cinema. A maquiagem Pancake não é adequada para uso durante o dia e é a quantidade máxima de cobertura de que uma base pode fornecer. Aplicar esse tipo de maquiagem pode ser complicado, então, se não tem pratica, nem se arrisque.
**Como Aplicar: É uma pasta dura, deve ser aplicado com uma esponja umedecida dando leves batidinhas no rosto


BB Cream

O BB Cream, beauty balm ou blemish balm, nasceu da necessidade de as orientais manterem a pele sempre branquinha. Quem não se lembra das japonesas usando sombrinhas para se proteger do sol? Composto por hidratante, protetor solar (fator entre 15 e 30) e um primer ou base, o produto promete uniformizar a pele, proteger da ação dos raios UV e hidratar. Existem várias marcas no Brasil que já disponibilizam o bálsamo. Muitos até com adição de substâncias anti-idade e outros elementos rejuvenescedores. O melhor é que os preços também ficaram mais camaradas, com produtos custando na faixa de R$ 30.

BB Cream (Foto: Divulgação)
BB Cream: marcas nacionais e importadas já 
disponibilizam o produto, com bons preços

Segundo a dermatologista Vivian Amaral, as brasileiras aderiram ao BB Cream nos últimos meses. "Mas elas ainda reclamam da hidratação, que, para quem tem pele oleosa, pode ser um pouquinho exagerada. Como o nosso clima é mais quente e úmido, sugiro a manipulação dos BB Creams. Já é possível englobar substâncias que amenizam a oleosidade e potencializam a proteção sem prejudicar a pele. Para as adolescentes é a melhor dica. Pois muitas precisam tratar a acne nesta fase", orienta.


COMO ESCOLHER A COR DA BASE

Não tem outra forma do que TESTAR

- Na loja de cosméticos, teste vários produtos.

- A cor do produto deve coincidir com a cor da sua pele nessa área. Verifique bem o resultado, porque não pode haver diferença entre a cor do rosto e a do pescoço.

- Não teste o produto na mão: a cor dessa região é sempre muito diferente da tonalidade da face.

- O melhor local para checar se a cor ficou boa é a lateral do rosto. Passe a base abaixo das maçãs, bem próxima à linha do queixo.


Corretivo

Diferente da base, o corretivo além de disfarçar manchas e olheiras, uniformiza a pele deixando-a impecável. O certo é que você tenha sempre à mão duas tonalidades de corretivo diferentes, já que nosso rosto costuma ter tons diferentes. Por exemplo: na região das olheiras a pele naturalmente é mais escura do que nas bochechas. Consequentemente, é preciso um tom de corretivo mais escuro para as olheiras e um mais claro para corrigir manchinhas que aparecerem nas bochechas.
Função: Disfarçar ou clarear principalmente olheiras e imperfeições da pele, como: manchas, sardas (pra quem não gosta), sinais, cicatrizes. Enfim, para camuflar o que você não quer mostrar.

Corretivo em Bastão
 É o mais comum e mais fácil de se achar – quase sempre o mais em conta também. Tem uma textura bem espessa, o que é ótimo para quem tem muitas olheiras. É a ideal para peles normais e jovens, já que caso o contrário, o resultado pode ser bem pesado. Você pode aplicar direto o próprio bastão e ir espalhando com os dedos e/ou pincel. 


Corretivo Líquido
Existem líquidos e “líquidos”. Eles são os mais indicados para todas as idades e tipo de pele por não marcarem tanto, porém deve ser escolhido muito bem. Procure um com a textura não tão líquida, um pouco mais para grossa. Esse é o ideal para camuflar bem as olheiras. Também pode ser aplicado com os dedos, pincel ou esponjinha. 

Corretivo Em Lápis
Textura mais seca e firme, perfeita para peles oleosas. Deve ser usado com cautela. Aplique o lápis diretamente e vá espalhando com os dedos, pois adere melhor na pele do que o pincél. Indicado para: todos os tipos de pele, já que o uso é pontual. Dica: O lápis branco deixa o look um pouco fake: deixe-o de lado. 


Corretivo em Creme
Essa textura é a mais prática para aplicar em vários pontos do rosto. Deve ser usado com cuidado em peles oleosas, pois pode obstruir mais os poros que as demais opções. Por isso é importante que a pele esteja bem limpa e, se possível, tonificada. Pode ser aplicado com os próprios dedos, ou com ajuda de um pincel ou uma esponja.

Corretivo Colorido
Hoje em dia temos este recurso maravilhoso que são os corretivos coloridos. Geralmente são em creme, bastão ou liquido. Servem para neutralizar as cores da pele, com uma cor oposta. Hã?!
Calma

Sabe quando você está com o cabelo bem loirão? O que a gente faz pra neutralizar o amarelado? Usa um shampoo roxo, não é? Isso porque a cor roxa neutraliza o amarelo, pois elas são opostas na roda cromática e na maquiagem é do mesmo jeito: o corretivo lilás irá neutralizar manchas amareladas, assim como o contrário.

O corretivo colorido deve ser usado após a base e antes do corretivo no tom da sua pele, com leves batidinhas para não retirar o que está por baixo,  depois deve ser selado com um bom pó facial ou pó translúcido, assim a preparação da sua pele durará por muito mais tempo.



Um pó é formado por micropartículas de minerais que preenchem as imperfeições da pele. Geralmente é utilizado após a sequência corretivo/base. Garante melhor fixação da maquiagem e evita o brilho excessivo da pele.

Para um acabamento ideal, é importante a aplicação mínima do produto. Comece pelo queixo e, em movimentos ascendentes, espalhe o pó facial em todo o rosto, garantindo assim um toque aveludado à pele. Atenção: mulheres mais maduras devem redobrar os cuidados, já que o uso exagerado do produto pode realçar rugas e sinais de expressão. Em peles muito ressecadas, o uso de pó não é recomendado.

Pó Compacto
É eficaz quando o objetivo é obter uma camada mais densa em zonas específicas do rosto, para efeito de correção ou retoque das áreas que ficarem brilhantes ao longo do dia (ideal para trazer na bolsa).

Pó Facial (pó solto)
É mais leve, proporcina um acabamento mais natural. Ideal para ser usado por curtos períodos de tempo, um almoço ou um encontro com as amigas por exemplo.


Pó Translúcido
Proporciona cobertura suave e transparente para todos os tipos de pele. Usado para qualquer tipo de correção, é ideal para peles com poros visíveis.


Bem, meus amores ... Eis nossas dicas, nossas informações para vocês ter uma pele linda, preparada, com uma cobertura impecável e pronta para começar a colorir!
Espero que aproveitem as dicas e arrasem!o
Se tiverem dúvidas ou sugestões, escreva para nosso email ou em nossa pagina...ahhh não esqueçam de curtir A Gente lá no facebook.
Espero vocês... Beijocas nas bochechas!


Página

Email


Fontes de inspiração para este post:
Ego Globo
Drogaria Onofre
Eu Maquio
Meu quarto perfumado
Dicas e Maquiagens
Boas futilidades
Wikipédia
Google
Tumblr










Nenhum comentário:

Postar um comentário