sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Na Onda de Boogie Oogie - A Era Disco

Os contos de fada de Pedacinho de Chão foram embora e deram lugar ao agito das pistas de dança ... Entrou no ar a nova novela das 18h, Boogie Oogie!! 
A trama se passa na década de 70, mais precisamente no ano de 1978. 0 elenco, o cenário, a trilha sonora foram todas baseadas nessa época cheia de brilho, ritmo e muita estampa.
Neste post (já fazia tempo, né?!) vou falar um pouco das tendências que a novela pode trazer e que provavelmente encontraremos nas lojas em breve.
Mas..... Antes de começar, eu me perguntei: "Mas afinal o que significa Boogie Oogie?" E lá fui pesquisar... Me acompanhem:

Boogie Oogie é corruptela de boogie-woogie (pronuncie /bugui ugui/) – estilo de blues tocado ao piano com uma batida forte e rápida. O boogie-woogie foi muito popular entre os negros americanos nos anos 1930 e 1940. Em 1978, a banda A Taste of Honey fez muito sucesso com a música Boogie Oogie Oogie. A letra da canção convocava os ouvintes a boogie oogie oogie till you just can’t boogie no more


 

Agora vamos ao nosso assunto ... Moda, Beleza e tendências.
Desde as calças boca de sino, os trajes de algodão barato, até os trajes de alta costura, tudo era permitido, desde que não tivesse um aspecto normal. Em caso de dúvida, as pessoas usavam Jeans. Aliás, é nesta época que começam a surgir os jeans manchados, rasgados e com aspecto de surrados. 
Bordados, muitos brilho, franjas, colares de contas, miçangas, bijuterias étnicas, saias e calças de cintura baixa com cintos largos, estampas florais e psicodélicas em quantidade, roupas artesanais, materiais naturais, tinturas caseiras, bolsas de crochê, alças a tiracolo, botas de camurça, sandálias de plataforma, saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas. Tudo isso fez parte da estética hippie que vestiu homens e mulheres e que marcou a década de 70 com seu lema “paz e amor” e sua moda alegre.
Assim, o estilo hippie foi cedendo espaço à moda disco que aqui no Brasil atingiu seu auge com a novela Dancin Days e a personagem de Sônia Braga.

“A moda dos anos 70 era uma moda atrevida, experimental, ousada, colorida. Se você quer entrar nesse clima, saiba que hoje você encontra nas lojas roupas com esse clima, anos 70, nunca pararam de estar na moda”, diz a consultora de moda Gloria Kalil. 

O jeans Flare foi o carro chefe da época. Este modelos aqui estão de volta e cheios de estilo. Escolha o seu!


Outra tendência inspirada nos anos 70, é a Folk (do inglês, "povos"). Ela remete bem ao estilo hippie e geralmente tem a cor caramelo - na época chamada de camelo - como grande destaque. Vale usar chapéus, coletes, cachecóis, botinhas, clogues, e casacos pesados acompanhando roupas leves. É uma moda que permite você alterar peças que já tem no armário, por exemplo, acrescentar bordados, pedrarias, retalhos de tecido estampados...enfim, deixar a criatividade rolar.


As batas são uma das peças mais marcantes da era disco. Seja como blusas ou vestidos, ela ainda é super usada e ter um exemplar. Seja lisa ou estampada, fica charmosa e cheia de estilo!

Outras peças que estão super em alta e tiveram seu "boom" nos anos 70 são os macacões, os cintos largos, colares compridos e também o estilo chamado de ciganinha - mangas soltas, geralmente compridas ou 3/4, ombros à mostra e muitas vezes babados na parte de cima. 

Mega master em alta, a estampa étnica, com cores fortes e marcantes, logo nos remetem a época. Seja em peças isoladas ou no Look todo, dá pra deixar a produção leve e divertida.


Vestidões soltos, acompanhados de rasteirinhas. Tecidos soltos de algodão ou linho, laços, lenços, couro ... Provavelmente você tem alguma pecinha dessa guardada, então tire do armário e fique na moda!


Ahhhhh, as leggings!! Essas já viraram paixão nacional, né?! Saiu das academias e virou peça pra usar sempre....desde as compras no supermercados até aquela balada bacana. Modelos como o da foto são a cara da era disco, brilhantes, estampadas, coloridas....tudo muito fashion!!!

Lurex...o tecido dos anos 70!!! Muito brilhante, e muitas vezes marcando o corpo feminino, ele foi usado principalmente em calças, tubinhos e meias. Nos dias de hoje podemos encontrar os tecidos nas mais variadas peças e com detalhes pra deixar o visual com muito glamour!

Agora a minha peça preferidas: POLAINAS.
Genteeeee.... Vocês não têm idéia do quanto eu amo essas fofuras. Se pudesse teria milhares e usaria com tudo...hihihi....
Foi febre na era disco e geralmente era de lã (muitas vezes feitas por mães e vovós!) ou de lurex. Hoje existem de vários tipos ... Lã, linho, pelúcia, malha ... Lisas, coloridas, com strass, botões....ufa... Pra todos os gostos! Eu amooooo!!

Com meia calça, bota, coturno, sandalia, scarpin, sapatilha .... Ahhh....essas bonitinhas combinam com vários looks. Se joga, menina!!!!

Peças e estampas inspiradas na época. Outro queridinho meu são as espadrilhes.... Amoooooo!!


Na dúvida de que cinto usar, use vários! O famoso mix de cintos!


Bom, Gente... Eis nosso post com dicas e notas sobre as tendências.... Agora é investir numa peça ou até mesmo recuperar aquela que já ta esquecidinha no guarda-roupa. O grande lance década de 70 é a alegria e a diversão... Entao bora ser feliz, com muita paz e amor! ;)
Espero que tenham gostado! Escrevam pra gente e postem seus comentários!
Beijinhos na bochecha!! 


Fontes de Pesquisa:
Google
G1
Inglês de Supermercado
Comunidade Moda
Moda Feminina
Look Day
Revista Marie Claire


Nossa Página
http://www.facebook.com/pages/A-Gente-que-Fez/231894396906928

Nosso Email
gentequefez@hotmail.com




















2 comentários:

  1. Lu, adorei a matéria. Será q cabelos e mamaquiagem vão voltar tb' ? Bjs Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, eu vou montar um post exclusivo sobre isso. Ia fazer tudo aqui, mas ficaria muito extenso! Aguarde as novidades! Bjnhos!!

      Excluir