segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Halloween - Dia das Bruxas

Olá, meu amores! Como estão?!
Mais um mês chegando ao fim e com ele vem uma das festas mais conhecidas do mundo: o halloween!
Adoroooooo!! Queria muito estar lá nos "States" numa data dessas, nas festas que vejo pela TV. Quem sabe um dia, né?!
Bem, o Dia das Bruxas é cheio de simbolismos e significados.....não é por acaso que determinados elementos fazem parte desta festa...mas o que são, o que representam? Vamos descobrir?
Resolvi escrever e trazer um pouco dessas historias para vocês. Assim, além de se divertir e dar sustos por aí, vão ficar informados e com informações curiosas.
Espero que gostem!



O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745 anos. Derivou da contractação do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.
O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se: é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (Dos Povos Celtas sec. |||).
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

HALLOWEEN NO BRASIL


No Brasil, a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Críticas

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro). A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.



Os símbolos do Halloween costumam ser figuras relacionadas à monstros, personagens assustadores e imagens que provocam medo. Embora muitas imagens sejam usadas na data, a tradição aponta para alguns símbolos clássicos.

ABÓBORAS E VELAS

abóbora de halloween

Diz a lenda que a partir da história de Jack da Lanterna é que surgiu as abóboras iluminadas. Jack era um alcóolatra que se encontrou com o diabo e o trancou em diversos lugares ao mostrar-lhe uma cruz. Quando morreu, não foi aceito no céu nem no inferno, por isso sua alma ficou vagando, ele então coloca uma brasa dentro de abóboras para iluminar seu caminho na escuridão.

Bruxas.

BRUXAS
Acredita-se que elas lançavam feitiços nas pessoas, transformando-as em vários objetos. A relação das bruxas com o halloween começou na Idade Média em que todos os curandeiros eram chamados de bruxos pela Igreja Católica e lançados na fogueira. Depois de muitas transformações a festa de “todos os santos” foi associada às bruxas e passou a ser conhecida como “O dia das bruxas” apenas nos países de língua portuguesa.

GATO PRETO

Gato preto.

Diz à lenda que as bruxas podem assumir a forma de gato para realizar suas maldições. Muitos afirmam também que os gatos são os espíritos de mortos e, por isso, segundo a crença se um gato preto passar pelo seu caminho, você deve voltar pelo mesmo lugar, caso contrário terá azar para sempre.



DOCES OU TRAVESSURAS
Essa brincadeira já é muito antiga e ainda existe nos dias de hoje! Desde o século IX, as crianças saem pela noite no dia das bruxas, batendo de porta em porta, devidamente fantasiados e dizendo a frase "Doces ou travessuras", na expectativa de ganhar alguma guloseima.  Antigamente, faziam-se os famosos "bolos das almas", montados de massa simples e com cobertura de groselha, que eram entregues as crianças.  Em troca de cada pedaço, eles rezavam pela alma de algum ente querido que já havia falecido, da pessoa que lhe ofereceu o bolofamoso meio de transporte das bruxas, ela também representa o poder feminino, tendo a capacidade de limpar tudo aquilo que traz negatividade para a vida, como por exemplo pensamentos ruins e eletricidade.


VASSOURA
Além de ser o famoso meio de transporte das bruxas, ela também representa o poder feminino, tendo a capacidade de limpar tudo aquilo que traz negatividade para a vida, como por exemplo pensamentos ruins e eletricidade.


MAÇÃ
Dessa vez, ela não tem a mesma utilidade que no caso da Branca de Neve...  Fiquem tranquilos, pois elas não estarão envenenadas! Aqui, a maçã está ligada aos deuses do amor e é utilizada como símbolo de vida!


MORCEGOS
 O morcego é o animal no qual os vampiros se transformam, segundo a lenda. São sombrios, alguns se alimentam de sangue e vivem em locais escuros e frios, voando sempre pela noite! Mas também, representam uma visão que ultrapassa, vai além das aparências e consegue enxergar o íntimo, quem realmente são as pessoas.


MÁSCARAS E MONSTROS 
Primeiramente, as máscaras aparecem como sendo uma maneira de afastar maus espíritos ou mudar a personalidade de quem a está usando, e também de enganar e assustá-los.  Em outros lugares, as pessoas usam máscaras como forma de assustar demônios que supostamente, trazem desastres.  Já as pessoas envolvidas com os hábitos de magia negra, utilizam deste acessório, como forma de se conectar com o mundo dos espíritos.


CORES DOS HALLOWEEN
Laranja, preto e roxo; como não associar diretamente ao halloween? E elas também tem significados, veja só: 
Laranja: esta é uma cor que traz vitalidade, força e energia. Acredita-se que os espíritos se aproximavam de quem usava esta cor, para absorver suas energias.   
Preto: trata-se da cor utilizada para os magos, bruxas, feiticeiras e todos os seres e mestres das trevas.  
Roxo: é a cor que representa toda a magia que há nas festas de halloween!

HALLOWEEN NO CINEMA


O cinema popularizou a festa em todo o mundo, fazendo com que ela seja lembrada até mesmo no Brasil.
Os filmes que mencionam o Halloween costumam ter temáticas de terror, mas nem sempre.
Esta lista traz 10 filmes onde a noite sagrada tem importância na trama.


1.  Halloween, a Noite do Terror (Michael Myers é um psicopata que matou a irmã numa noite de Halloween e está numa instituição psiquiátrica há 15 anos. em outro 31 de outubro ele foge da instituição e volta à sua cidade para matar e aterrorizar. o bom filme de 1978, escrito e dirigido por John Carpenter teve pelo menos seis continuações)


2.  A Dama de Branco (num dia das bruxas em 1962, um garoto - Lukas Haas - é trancado pelos colegas num vestiário da escola. na escuridão ele conhece uma menininha, que fora assassinada ali dez anos antes. uma clássica história de fantasmas com crianças, não tem como não arrepiar)


3.  Abracadabra (três bruxas de Salém do século 17 - Bette Midler, Kate Najimi e Sarah Jessica Parker - são transportadas para os dias de hoje, quando evocadas numa noite de Halloween. comédia da Disney bobinha, mas divertida)


4.  O Estranho Mundo de Jack (Jack vive em Halloweentown, onde seus habitantes passam o ano todo se preparando para a festa do dia das bruxas. um dia ele entra numa floresta e descobre a entrada para a cidade do Natal e sequestra o Papai Noel. ótima animação stop-motion de Tim Burton)


5.  Contos do Dia das Bruxas (cinco histórias de terror intercaladas, passadas na noite de Halloween. a namorada de um cara obcecado pela festa é atacada; um pacato diretor de escola mostra ser um serial killer; uma jovem virgem procura o cara ideal; um grupo de adolescentes prepara uma travessura trágica e um velho briguento enfrenta o demônio. terror competente produzido por Bryan Singer)


6.  E.T., o Extraterrestre (no clássico filme de Spielberg, a noite de Halloween é uma oportunidade para que o extraterrestre pudesse sair na rua. a sequência é uma das mais divertidas do filme e foi muito responsável por difundir a versão americana da festa do dias das bruxas no mundo)


7.  A Casa Monstro (um adolescente desconfia que a casa de seus vizinhos é mal assombrada e, quando seus pais viajam na véspera do Halloween, decide investigar junto com seus amigos. eles acabam descobrindo que ela está viva e é um monstro que está roubando brinquedos das crianças. animação que tem entre seus produtores Steven Spielberg e Robert Zemeckis) 


8.  O Corvo (um guitarrista e sua namorada são assassinados na noite do demônio, a noite que precede o Halloween, um ano depois ele volta, guiado por um corvo para perseguir os assassinos. o filme tornou-se célebre por conta do acidente que vitimou o astro Brandon Lee durante as filmagens. a pintura de palhaço feliz tornou-se um hit nas festas) 


9.  Donnie Darko (um garoto problemático - Jake Gyllenhaal - tem visões de um coelho ameaçador, que lhe revela que o mundo vai acabar na noite de Halloween. no dia marcado, seus pais estão viajando e junto com sua irmã, organiza uma festa em casa. um roteiro excelente do também diretor Richard Kelly)


10.  Procura-se um Rapaz Virgem (Lauren Hutton é uma vampira centenária que precisa do sangue de três rapazes virgens até o Halloween para manter-se jovem e bela. é cada vez mais difícil encontrar virgens em Los Angeles, mas seu assistente localiza um rapaz de 21 anos - Jim Carrey - ainda virgem. vale mais pela curiosidade de ver Carrey novinho)


BRUXAS FAMOSAS DAS TELONAS





















Depois de ler e aprender com nosso post.......nada melhor do que comemorar numa noite muito divertida...seja numa festa a fantasia ou numa sessão pipoca! 



Sites de apoio:

Wikipédia 
Brasil Escola
Mensagens e Cultura
Ig
Terra
Uol
Abril cinema



Nenhum comentário:

Postar um comentário